VIAGEM DE ESTUDOS REALIZADA POR ALUNOS E PROFESSORES DA E.E.B. SÃO JOSÉ À ITÁ(SC)
Nestor Francisco Rambo*
Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica, município de Itapiranga (SC), com 44 alunos e três professores ( num total de 47 pessoas), realizaram uma Viagem Estudos à Itá(SC) no último dia 12 de maio .
A pretensão do Estudo de Campo, visitando o CDA (Centro de Divulgação Ambiental), Usina Hidrelétrica, Horto Florestal, Trilha Ecológica, Museus e Marco Histórico no lago de Itá (SC), é oferecer aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio um conjunto de propostas teórico/práticas. É uma tentativa em colocá-los em contato com espaços, setores e ambientes que são modelos práticos, portanto, prolongamento de uma visão prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Como intervenção educativa, o Estudo de Campo, visa complementar e ajudar a construir habilidades e competências significativas no processo ensino aprendizagem. Constitui um processo de integração, que permite ajudar os alunos no mundo cultural de seu tempo e de seu espaço. Esta historicização, através da pesquisa e integração cultural, permite ao aluno, ser sujeito de construção histórica.
O trabalho de Campo (via observação, revisão e construção de conceitos), tem como objetivo principal, proporcionar ao aluno um conjunto de situações de experiências, que possibilitem:
- Incentivar, proporcionar e desenvolver meios para um trabalho transdisciplinar e interdisciplinar;
- Desenvolver a capacidade de relacionar os fenômenos naturais com os conceitos e leis apresentadas em aula, livros e textos complementares;
- Redescobrir uma das maneiras mais fáceis de compreender os conteúdos teóricos, desenvolvendo o raciocínio e o espírito crítico;
- Revisar os conteúdos básicos em Geografia, Meio Ambiente, Energia, Física, Biologia e demais disciplinas do Curso, num trabalho interdisciplinar;
- Conhecer a ictiofauna do rio Uruguai e as técnicas de repovoamento;
- Vivenciar a técnica de descrição de ambientes e espaços visitados;
- Redescobrir o meio ambiente como o grande e principal laboratório para o ensino;
- Valorizar e conhecer os laços culturais que unem um povo;
- Incutir e proporcionar o desafio da necessidade de energias alternativas no mundo globalizado;
- Perceber a necessidade da preservação ambiental;
- Perceber e valorizar a importância da necessidade das Organizações Institucionais precisarem viajar, descobrirem novos lugares e a necessidade do lazer e entretenimento das empresas que aprendem no iniciar do Século XXI.
Os alunos classificaram a Viagem de Estudos como sendo muito proveitosa. Nesta proposta de trabalho, alguns procedimentos foram cruciais, antes e depois da visita:
- Planejar, para que a prática não seja o fim da atividade pedagógica, mas o meio pela qual o aluno aprende “a aprender” os conteúdos e temáticas propostas.
- Evitar que a prática se esgote em si própria, mas que tenha fluxo contínuo de ir e vir entre ela e a teoria (aprendizagem de sala de aula x mundo real x mundo virtual).
- Preparar, proporcionar e “instigar”, conduzindo o aluno a :
a. compreender e complementar as questões propostas na disciplina;
b. observar, analisar e participar com questionamentos;
c. fazer anotações sobre os lugares a serem visitados bem como a análise e a atenção a serem dados aos “ folders”, cartazes, catálogos, vídeos, palestras, apresentação e descrição de projetos e informações diversas.
d. relatório crítico individual da viagem realizada.
O trabalho de Estudo de Campo à Itá(SC) foi introduzido na disciplina de Geografia, na Escola de Educação Básica São José, no ano de 1999. O projeto tem mais de uma década e recebe constantemente ajustes, adaptações e readaptações. Neste momento tem o engajamento de toda a equipe de professores no Projeto implantado na escola no início do ano escolar de 2010 com o tema “..Usina Hidrelétrica de Itapiranga,Meio Ambiente e Reflexos Sociais. Na avaliação de professores e alunos merece ser mantido.
Quando vamos a um Estudo de Campo, portanto, muito vale a reflexão “ali mesmo, onde moro, frequentemente não sei onde estou” (SANTOS, p. 19), para compreendermos como o lugar é um objeto de uma razão global e local (ao mesmo tempo) numa convivência dialética, num encontro de lógicas, mas agindo em distintas escalas. Estudar o espaço significa entender e compreender as virtualidades do lugar. Precisamos ir da transdisciplinaridade para a interdisciplinaridade. Competências humanas implicam conhecimento e autonomia. Baseiam-se no respeito à diversidade, amparadas no princípio ético do respeito à vida. Esta construção deve iniciar no lugar proximal do aluno e não deve ficar restrito apenas à sala de aula. A educação ambiental é uma revolução e nem sempre é uma educação dócil. Não basta que os conceitos sejam compreendidos; precisam ser incorporados.
*Mestre em Geografia - UFRGS; Doutorando em Geografia – UFRGS; Professor da Unoesc – Campus de São Miguel d´Oeste(SC); Bolsista da FAPESC; Professor da E.E.B. São José – Itapiranga(SC).
Nestor Francisco Rambo*
Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica, município de Itapiranga (SC), com 44 alunos e três professores ( num total de 47 pessoas), realizaram uma Viagem Estudos à Itá(SC) no último dia 12 de maio .
A pretensão do Estudo de Campo, visitando o CDA (Centro de Divulgação Ambiental), Usina Hidrelétrica, Horto Florestal, Trilha Ecológica, Museus e Marco Histórico no lago de Itá (SC), é oferecer aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio um conjunto de propostas teórico/práticas. É uma tentativa em colocá-los em contato com espaços, setores e ambientes que são modelos práticos, portanto, prolongamento de uma visão prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Como intervenção educativa, o Estudo de Campo, visa complementar e ajudar a construir habilidades e competências significativas no processo ensino aprendizagem. Constitui um processo de integração, que permite ajudar os alunos no mundo cultural de seu tempo e de seu espaço. Esta historicização, através da pesquisa e integração cultural, permite ao aluno, ser sujeito de construção histórica.
O trabalho de Campo (via observação, revisão e construção de conceitos), tem como objetivo principal, proporcionar ao aluno um conjunto de situações de experiências, que possibilitem:
- Incentivar, proporcionar e desenvolver meios para um trabalho transdisciplinar e interdisciplinar;
- Desenvolver a capacidade de relacionar os fenômenos naturais com os conceitos e leis apresentadas em aula, livros e textos complementares;
- Redescobrir uma das maneiras mais fáceis de compreender os conteúdos teóricos, desenvolvendo o raciocínio e o espírito crítico;
- Revisar os conteúdos básicos em Geografia, Meio Ambiente, Energia, Física, Biologia e demais disciplinas do Curso, num trabalho interdisciplinar;
- Conhecer a ictiofauna do rio Uruguai e as técnicas de repovoamento;
- Vivenciar a técnica de descrição de ambientes e espaços visitados;
- Redescobrir o meio ambiente como o grande e principal laboratório para o ensino;
- Valorizar e conhecer os laços culturais que unem um povo;
- Incutir e proporcionar o desafio da necessidade de energias alternativas no mundo globalizado;
- Perceber a necessidade da preservação ambiental;
- Perceber e valorizar a importância da necessidade das Organizações Institucionais precisarem viajar, descobrirem novos lugares e a necessidade do lazer e entretenimento das empresas que aprendem no iniciar do Século XXI.
Os alunos classificaram a Viagem de Estudos como sendo muito proveitosa. Nesta proposta de trabalho, alguns procedimentos foram cruciais, antes e depois da visita:
- Planejar, para que a prática não seja o fim da atividade pedagógica, mas o meio pela qual o aluno aprende “a aprender” os conteúdos e temáticas propostas.
- Evitar que a prática se esgote em si própria, mas que tenha fluxo contínuo de ir e vir entre ela e a teoria (aprendizagem de sala de aula x mundo real x mundo virtual).
- Preparar, proporcionar e “instigar”, conduzindo o aluno a :
a. compreender e complementar as questões propostas na disciplina;
b. observar, analisar e participar com questionamentos;
c. fazer anotações sobre os lugares a serem visitados bem como a análise e a atenção a serem dados aos “ folders”, cartazes, catálogos, vídeos, palestras, apresentação e descrição de projetos e informações diversas.
d. relatório crítico individual da viagem realizada.
O trabalho de Estudo de Campo à Itá(SC) foi introduzido na disciplina de Geografia, na Escola de Educação Básica São José, no ano de 1999. O projeto tem mais de uma década e recebe constantemente ajustes, adaptações e readaptações. Neste momento tem o engajamento de toda a equipe de professores no Projeto implantado na escola no início do ano escolar de 2010 com o tema “..Usina Hidrelétrica de Itapiranga,Meio Ambiente e Reflexos Sociais. Na avaliação de professores e alunos merece ser mantido.
Quando vamos a um Estudo de Campo, portanto, muito vale a reflexão “ali mesmo, onde moro, frequentemente não sei onde estou” (SANTOS, p. 19), para compreendermos como o lugar é um objeto de uma razão global e local (ao mesmo tempo) numa convivência dialética, num encontro de lógicas, mas agindo em distintas escalas. Estudar o espaço significa entender e compreender as virtualidades do lugar. Precisamos ir da transdisciplinaridade para a interdisciplinaridade. Competências humanas implicam conhecimento e autonomia. Baseiam-se no respeito à diversidade, amparadas no princípio ético do respeito à vida. Esta construção deve iniciar no lugar proximal do aluno e não deve ficar restrito apenas à sala de aula. A educação ambiental é uma revolução e nem sempre é uma educação dócil. Não basta que os conceitos sejam compreendidos; precisam ser incorporados.
*Mestre em Geografia - UFRGS; Doutorando em Geografia – UFRGS; Professor da Unoesc – Campus de São Miguel d´Oeste(SC); Bolsista da FAPESC; Professor da E.E.B. São José – Itapiranga(SC).
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