sexta-feira, 9 de julho de 2010

EEB SÃO JOSÉ REALIZA PALESTRA
















EEB SÃO JOSÉ REALIZA PALESTRA SOBRE O TEMA “USINA HIDRELÉTRICA DE ITAPIRANGA, MEIO AMBIENTE E REFLEXOS SOCIAIS”

A Escola de Educação Básica São José, município de Itapiranga, realizou uma palestra no dia 07 de julho de 2010, envolvendo todos os alunos, professores e funcionários, tendo como tema “Usina Hidrelétrica de Itapiranga, Meio Ambiente e Reflexos Sociais”, com o palestrante Jusselin Edson Perin, do CDA(Centro de Divulgação Ambiental) de Itá(SC).
Ao contemplar o tema maior “Aluno São José, Cidadão Consciente”, dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico) no início do ano, vários projetos foram planejados e o tema da palestra está em andamento.
O Projeto “Usina Hidrelétrica, Meio Ambiente e Reflexos Sociais” tem um enfoque concentrado na 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e todos os professores e disciplinas estão envolvidos. O objetivo geral traçado é o de “desenvolver no aluno a capacidade de emitir juízos de valor para que ele seja capaz de assimilar e produzir questionamentos a respeito da realidade sociocultural e econômico na qual está inserido em relação à construção de uma hidrelétrica na região e os efeitos que essa poderá causar ao meio ambiente e consequentemente ao homem”.
A implantação de grandes projetos de desenvolvimento, entre os quais as usinas hidrelétricas, tem desencadeado processos sociais de extrema complexidade na Bacia do Rio Uruguai, compreendendo tanto aspectos técnicos, políticos, territoriais, socioculturais, econômicos, quanto ambientais.
Estes processos envolvem grandes movimentações de capital, mão-de-obra e valores sociais. Assim sendo, destacam-se sobre os consórcios públicos ou privados responsáveis pela execução dos projetos e as populações regionais e locais, ocupantes de áreas requisitadas para a sua instalação.
À nível local o Projeto para a instalação da Usina Hidrelétrica de Itapiranga, tem provocado debates e deixando a população local alerta para os eventuais problemas e soluções.
O processo de apropriação econômica dos recursos hídricos e ambientais, necessários à instalação de uma Usina Hidrelétrica à nível local, implica, também em um processo prévio de expropriação e de reconversão da base material e social da região. Haverá uma intensa migração na região: famílias e pessoas saindo e outros chegando.
Estudar esses aspectos problematizadores merecem serem estudados, pois conforme REIS e BLOEMER (2001, p.74)

O processo de apropriação econômica dos recursos hídricos e ambientais, necessário à instalação de hidrelétricas, implica, também, em um processo prévio de expropriação e de reconversão da base material e social da região (Souza, 1998, p.124). Além do espaço específico destinado a alojar a obra, parte do território necessita ser inundado a alojar a obra, parte do território necessita ser inundado devido à formação do reservatório. Seu entorno devera ser utilizado como área de proteção ambiental. Outras áreas serão ocupadas por vilas residenciais e alojamentos para técnicos e trabalhadores da obra, ou recortadas pela construção de novas estradas e instalações de linhas de transmissão. Disto decorrem a perda de terras na região e a necessidade de deslocamento compulsório das populações que ocupam os espaços requeridos pelo empreendimento, cujos efeitos e constrangimentos têm sido destacados como os mais penosos e traumáticos de todo o processo de implantação de obras desta natureza.
A E.E.B.São José tem um contato com a cidade de Itá(SC), especialmente com a CDA (Centro de Divulgação Ambiental) de longa data, onde realiza Estudos de Campo, com seus alunos, os quais são muito importantes
A Proposta Política Pedagógica da E.E.B.São José ao contemplar o Tema maior “Aluno São José, cidadão consciente” procura desenvolver e oferecer alternativas a uma demanda contemporânea que é, ao mesmo tempo, ecológica, econômica e social.

A Escola é o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações significativas com todas as áreas do conhecimento de modo a preparar o aluno para assumir-se também como sujeito de sua história e da história da humanidade, compreendendo o papel revolucionário da ciência para a destruição das condições geradoras de exclusão, as quais, frutos da práxis humana, só através desta serão superadas (KUENZER, 2002, p.49).

A equipe de professores da E.E.B. São José ao elaborarem e se preocuparem com esse projeto entendem que é importante e torna-se necessário conhecer e compreender as características do meio em que se vive e, consequentemente, o cotidiano, ampliado o entendimento da complexidade do mundo atual. Saber ler o mundo para compreender a realidade e entender o contexto em que as relações sociais se desenvolve, significa analisar os “prós” e os “contras” da construção de uma Usina Hidrelétrica. Significa analisar os conceitos de Lugar, Paisagem, Identidade/Memória, Região, Território, Espaço e Tempo e outros. Significa analisar os conceitos estruturantes e suas articulações em cada área do saber.
Os conceitos são instrumentos do pensar e do agir que se justificam e ganham sentido próprio no complexo sistema que compõe os conceitos correlatos em cada área e disciplina. Trabalhar com projetos envolvendo todas as áreas do saber, numa Unidade Escolar, impõe-se uma nova visão de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

EEB SÃO JOSÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário