
Práticas sustentáveis
De alguns anos para cá, a natureza vem sofrendo agressões as quais precisamos amenizar. Ao pensar em soluções para preservar o meio ambiente, pode-se dar destaque ao desenvolvimento sustentável que não é apenas um desafio ambiental. É também um desafio econômico, social, cultural, territorial, tecnológico e até religioso.
Precisamos mudar nossa maneira de pensar e agir. Devemos começar em casa, onde cada família deve colaborar e proteger o espaço em que vive. Não jogar o lixo nas matas, nos rios e nas ruas, evitar o uso de agrotóxicos bem como evitar a realização de queimadas pode ser parte da solução.
Com o aumento da população, o ser humano passou a produzir muito lixo. Dessa forma, para reduzir a poluição, estados, municípios e comunidades hoje estão organizados e fazem a recolha do mesmo e levam-no para reciclar, podendo este ser reutilizado em forma de outros produtos.
Assim, as sacolinhas plásticas são substituídas pelas sacolas retomáveis, as garrafas pet são recicladas e reutilizadas para fabricar vassouras, canos e telhas.
Outra atitude inteligente é fazer um controle rigoroso dos combustíveis, pois seu grau de pureza ajudará a ter um ar menos poluído. Podemos incentivar também as pessoas a deixar seus carros em casa pelo menos dois dias, pegar carona com um amigo ou utilizar transporte coletivo.
A população deve criar o hábito de plantar árvores, preservar nascentes e rios e ter um maior controle e fiscalização sobre incêndios. As grandes indústrias devem instalar filtros nas chaminés para assim baixar o teor da poluição no ar.
Cuidar e preservar o meio ambiente, é portanto o sonho de bem viver. As diferentes crises criadas pelo homem com o lixo, por exemplo, nos mostram que o ser humano é irresponsável. Precisamos aprender novas atitudes e valores para a sustentabilidade do planeta e de respeito á vida.
Aluno WESLEY DELAVY, vencedor do Concurso "Como posso preservar o meio ambiente" com a professora de Português JONE RECH RAMBO da Escola de Educação Básica São José de Sede Capela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário