MEIO AMBIENTE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
A industrialização está diretamente ligada aos problemas sócio ambientais. Nos países industrializados o aumento está ligado ao consumo de recursos naturais provindos dos países em desenvolvimento. Os países ricos já respondem por mais de 80% do consumo total no mundo. A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento dos impactos ambientais, surge o conflito de sustentabilidade dos sistemas econômicos e naturais, fazendo do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente.
Durante o período do chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época. A humanidade usa hoje 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, prejudicando as gerações atuais e futuras.
O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
Sabe-se que o tempo corre com os prejuízos causados, mas não se age com ações práticas para as mudanças. Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mera espectadora dos fatos, esquecendo-se de que todos são responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Deve-se exercer a cidadania planetária e rapidamente.
A conscientização ambiental de massa, só será possível com a percepção e o entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Portanto, no dia em que cada brasileiro entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores.
· Texto dissertativo do aluno Eduardo Eyng da Turma 32, elaborado a partir do tema da palestra ‘’Meio Ambiente e Conscientização Ambiental’’, ministrado pelo professor Jesier de Col aos alunos da E.E.E.São José, em 12 de junho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário