sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SALA DE TECNOLOGIAS: TURMA 22

TERÇA FEIRA (01/11/2013)

TURMA 22/MATUTINO


O olho humano, como todos sabem, é responsável pela visão. A visão é um dos cinco sentidos que nos permite ter uma percepção do mundo. 

Há diferença na visão dos seres humanos e dos animais. A nossa visão é muito mais complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas nos olhos. Com isso, podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto.

http://olhohumano.wordpress.com/

À partir do tema Anomalias da Visão (miopia, hipermetropia e presbiopia) fazer pesquisa em diversos sites da web e em dupla elaborar trabalho descritivo. Fazer cabeçalho e desenvolvimento e postar hoje, aqui no blog, no campo COMENTÁRIOS.

5 comentários:

  1. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ
    ALUNAS: DARLENE E GABRIELA
    LITHELE ELUANE DILL
    TURMA:22
    FÍSICA

    ANOMALIAS NA VISÃO

    MIOPIA
    O míope tem dificuldade em ver nitidamente ao longe, mas consegue ver bem ao perto. Como o míope tem uma distância entre a córnea e a retina demasiado grande, costuma-se dizer que tem o olho demasiado longo.
    Primeiros Sintomas
    Dores de cabeça, fadiga ocular, um franzir de olhos para ver com nitidez ao longe ou a ler um livro demasiado perto dos olhos podem ser sintomas de miopia.
    Compensação
    A miopia é compensada com uma lente divergente também conhecida por côncava, que permite que as imagens se formem nitidamente sobre a retina.
    HIPERMETROPIA
    O hipermatrope tem dificuldade em ver ao perto, mas vê bem ao longe. A hipermetropia é causada por um crescimento insuficiente do globo ocular. Pode-se dizer que o olho é demasiado curto.
    Primeiros Sintomas
    Dores de cabeça, fadiga ocular e olhos lacrimejantes, sobretudo ao fim do dia. Muitas pessoas ignoram que são hipermétropes porque fazem um esforço permanente de acomodação, mais evidente com o passar dos anos. Por essa razão, uma hipermetropia ligeira pode passar despercebida até aos 40/50 anos. Uma hipermetropia forte é muitas vezes detectada ainda em criança, também por ser frequentemente acompanhada de estrasbismo.
    Compensação
    A hipermetropia é compensada com uma lente convergente também conhecida por convexa, que coloca a imagem sobre a retina, possibilitando assim a formação de imagens nítidas.
    PRESBIOPIA
    O presbita tem dificuldade em ver ao perto. E a presbiopia, mais normalmente conhecida por vista cansada, é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas, geralmente a partir dos 40 anos. O cristalino perde elasticidade e consequentemente capacidade de acomodação resultando numa crescente dificuldade em ver bem ao perto.
    Primeiros Sintomas
    Dores de cabeça, fadiga ocular, o parecer que os braços são demasiado curtos para ler o jornal e a dificuldade em enfiar uma agulha são os primeiros sintomas da presbiopia.
    Compensação
    A presbiopia é compensada por vários tipos de lentes. A forma de saber quais as mais adequadas é conhecer as actividades profissionais ou de lazer do presbito.

    ResponderExcluir
  2. NOMES: ORLANDIR E
    GUILHERME
    TURMA: 2°-22
    O OLHO HUMANO
    O Olho Humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5 cm³. Diagrama esquemático do olho humano.


    Olho humano pode apresentar três tipos de problemas de visão:
    • Hipermetropia
    • Miopia
    • Presbiopia
    Hipermetropia






    A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a imagem só é formada depois da retina.
    Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Quanto mais divergentes forem os raios que incidem no olho, mais atrás se formará a imagem e mais borrada ficará.
    Miopia




    A Miopia é a dificuldade em conseguir ver nitidamente os objetos que se encontram longe de nós. Usualmente as pessoas costumam chamar a este problema "falta de vista ao longe".

    Quem sofre de Miopia vê os objetos que se encontram afastados muito desfocados pois a imagem forma-se antes da retina. A Miopia resulta da incapacidade do cristalino de se tornar menos convergente (menos curvo).
    O problema é corrigido com lentes divergentes (ou côncavas).

    Presbiopia (vista cansada)
    É a mais popular das ametropias, ou seja, a que maior número de óculos exige. A presbiopia chega a contribuir com 50% das pessoas que usam óculos. Ela ocorre na grande maioria das pessoas, geralmente após os 42 anos de idade. O cristalino começa a perder seu poder de acomodação para perto, a partir dos 30 anos.
    Quando passa dos 40 anos (isto também depende da atividade da pessoa) começa a distanciar as pequenas letras para vê-las corretamente e quando o braço não mais consegue trazer a nitidez, está na hora de ir ao oculista. A presbiopia também é corrigida com lentes esféricas positivas ou convergentes, designadas pelo sinal (+). A presbiopia cresce tanto, até 65 anos, que chega a atingir a visão de longe. Assim um présbita começa corrigindo sua visão para perto e com o tempo necessita também grau positivo para longe, mesmo não tendo sido Hipermétrope na juventude. A progressão da presbiopia varia de acordo com a atividade da pessoa e da sua natureza.




















    ITAPIRANGA, 01 DE NOVEMBRO DE 2013

    ResponderExcluir
  3. ALUNAS: CLÉER KIRST DALLELASTE E KELLY KAYSER
    TURMA: 22


    O olho pode apresentar anomalias. Algumas delas podem ser corrigidas com lentes de contato, óculos ou cirurgias. As principais anomalias estão citadas abaixo.
    A miopia acontece quando a luz que entra no olho e é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho, ela dificulta a visão de objetos distantes.
    As pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho refrate a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina. A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Isso faz com que seja mais difícil para os olhos focar a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens que você vê podem ficar borradas.
    A miopia afeta homens e mulheres igualmente. As pessoas com histórico familiar de miopia têm mais probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos casos de olhos com miopia é saudável, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina. A miopia piora durante os anos de crescimento. As pessoas com miopia precisam trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente. Normalmente, o problema para de avançar quando a pessoa para de crescer ou quando chega na faixa dos 20 anos.
    Usar óculos ou lentes de contato pode ajudar a alterar o foco da imagem da luz diretamente para a retina, produzindo uma imagem mais clara. A cirurgia mais comum para corrigir a miopia é o LASIK. Um laser excimer é usado para remodelar a córnea, alterando o foco.
    A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina. Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Quanto mais divergentes forem os raios que incidem no olho, mais atrás se formará a imagem e mais borrada ficará.
    O sintomas mais comuns são: visão desfocada, com dificuldade para ver com nitidez objetos próximo; fadiga ocular e dores de cabeça e dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.
    A hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes positivas a fim de aumentar a potência do sistema óptico de forma que os raios paralelos de objetos distantes comecem a convergir antes de penetrar no olho para serem focalizados na retina com o músculo ciliar relaxado convergindo assim a luz para a retina, onde se vai formar a imagem.
    A presbiopia ou “vista cansada”, para a maioria das pessoas, inicia após os 40 anos. Ocorre por uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto, levada pela perda da elasticidade do cristalino (lente natural do olho). Ler mensagens no celular, o jornal, a validade de um produto tornam-se tarefas extremamente difíceis ou mesmo, impossíveis. A rapidez com que a presbiopia se estabelece varia de uma pessoa para a outra, em função da quantidade e tipo de grau que use para longe.
    Os sintomas mais comuns são: diminuição da capacidade de foco em objetos próximos; fadiga ocular e dor de cabeça.
    Não há cura para a presbiopia, mas ela pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, a adição de lente bifocais à uma prescrição de óculos existente é suficiente. Conforme a capacidade de foco para perto piora, a prescrição bifocal precisa ser reforçada.

    ResponderExcluir
  4. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ

    NOME: Rolando Gabriel e Maicon André
    TURMA: 22
    PROFESSORA: Lithele Eluane Dill

    OLHO HUMANO

    Um dos mais importantes sentidos humanos é a visão.
    O olho humano é divido em:
    Cristalino: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente.
    Pupila: Comporta-se como um diafragma, que controla a quantidade de luz que penetra no olho.
    Músculo ciliares: Comprime convenientemente o cristalino alterando a distância focal.
    O olho funciona como uma lente convergente que amplia a visão ou seja reduz a distância focal. O olho humano muitas vezes pode apresentar algumas anormalidades que podem ser: Miopia, Hipermetropia, Presbiopia.

    MIOPIA

    É uma anomalia que consiste em um alongamento do globo ocular.
    Ali ocorre um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina, tornando a não nítida.
    Para as pessoas que tem miopia ocorre uma enorme dificuldade de enxergar objetos distantes.

    HIPERMETROPIA

    A hipermetropia é uma anomalia oposto à miopia, ou seja existe uma grande diminuição do globo ocular. Fazendo com que a imagem de objetos próximos fiquem embaçadas e os objetos de maior distancia e visto com maior nitidez.

    PRESBIOPIA

    A presbiopia é uma anomalia parecida com a hipermetropia, ela ocorre com o envelhecimento das pessoas proporcionando um relaxamento dos músculos. E se caso a acomodação muscular for muito grande a pessoa com presbiopia terá dificuldade de enxergar objetos de longa distância.

    ResponderExcluir
  5. Escola de Educação Básica São José
    Nome: Adriane Neiss, Adriane Shcneider e Jéssica Blume



    O olho humano


    O olho humano, é o órgão responsável pela visão do ser humano. O globo ocular recebe esse nome, por ter a forma de um globo, que fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras.
    A camada média ou vascular,é formada pela íris, a coróide, o cório, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa, é a parte que recobre toda a face interna da membrana músculo- vascular.
    O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situada atrás da pupila e orienta a passagem da luz até retina, e a retina leva a imagem para cérebro. O olho ainda apresenta, pálpebras, sobrancelhas, glândulas lacrimais, os cílios, e os músculos oculares. As pálpebras são responsáveis pela proteção dos olhos , e para espalhar o líquido que conhecemos lágrimas.

    Anomalia

    Dentre elas temos a Miopia, Presbiopia e a Hipermetropia:

    Miopia: é a condição em que olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
    As pessoas com miopia, frequentemente apertam os olhos para ver melhor à distância. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. A miopia aumenta durante a fase de crescimento ( até 19 anos).
    Presbiopia: também conhecida como vista cansada,é uma anomalia da visão, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares. Isso ocorre por volta dos 40 anos, fora as pessoas com Hipermetropia ou diabetes que tendem apresentar a Presbiopia por volta dos 35 anos de idade. A Presbiopia é uma parte natural do processo de envelhecimento, afetando a todos.
    Sintomas: diminuição da capacidade de foco em objetos próximos, fadiga ocular, dor de cabeça. Tratamento: não a cura para a Presbiopia, podendo ser corrigida com óculos ou lentes de contato.
    Hipermetropia:A é um tipo de ametropia e tem origem no globo ocular. Trata-se de um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção dos olhos se encontram num foco atrás da retina e não em cima como deveria ser para um olho normal. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. Isso causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

    ResponderExcluir