"Nas últimas cinco décadas a humanidade se transformou. O capitalismo tomou conta do mundo e transformou tudo (ou quase tudo) em fonte de capital, de lucro, de consumo. Assim as festas - grande parte de caráter religioso - se tornaram ocasião de um consumo maior. Entre elas temos o Natal, Páscoa, dia das mães, dia dos pais e até o dia das crianças.
Com a profanização, esses eventos perderam seus sentidos originais, humanos, familiares e religiosos. E hoje a riqueza simbólica das celebrações muitas vezes não passa de coisas engraçadas, incomuns e sem sentido."(http://www.enoleigos.com.br)
Com o propósito de resgatar um pouco o sentido das coisas, das festas e celebrações e, simultaneamente, refletir sobre o sentido da vida humana, a professora Fabiana desenvolveu uma atividade sobre os símbolos da Páscoa, na disciplina de Ensino Religioso, com as turmas de 6º a 8º ano. Num primeiro momento foi explicado aos alunos o significado de alguns dos símbolos e posteriormente, cada aluno confeccionou uma guirlanda de Páscoa. Cada uma das guirlandas possui os símbolos significativos desta data que será comemorada no dia 20 de abril:
O coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa, por sua grande fecundidade. Simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, simboliza a aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.
O círio pascal é uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
O girassol representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
O pão e o vinho simbolizam a aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
A colomba pascal (bolo em forma de "pomba da paz") significa a vinda do Espírito Santo.
O sino anuncia com alegria a celebração da ressurreição de cristo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário