quarta-feira, 4 de junho de 2014

REVITALIZANDO OS ESPAÇOS NA ESCOLA

Nestor Francisco Rambo*
 
A E. E. B. São José, vem desenvolvendo inúmeros projetos dentro da escola, de forma a criar as condições necessárias para a melhoria da qualidade da etapa da Educação Básica, seja em tempo regular ou integral.
A escola ao aderir no Projeto Mais Educação e no Projeto do Ensino Médio Inovador, preocupou-se em incluir ações de formação de professores, de gestão escolar e adequação de ambientes escolares.
Na adequação de ambientes, foi criado o Projeto "Revitalizando os Diferentes Ambientes da escola: a pintura no jardim, nos corredores e nas salas de aula", onde o trabalho voluntário tem se destacado.
Dessa forma,  incorporar o voluntariado das pessoas adultas no entorno da escola, é muito importante. Incorporar o voluntariado à Educação, é do ponto de vista pedagógico muito rico e é socialmente necessário para humanizar as pessoas. O futuro está na consciência do jovem, ao perceber a comunidade se envolvendo em trabalhos sociais, em formar uma cultura e um senso comum, além das possibilidades amplas de aprendizagem.
Dentro desses pressupostos, voluntários da comunidade escolar, estão auxiliando em trabalhos de restauração, tais como: pintura de paredes, pintura de vasos e potes, pintura de corredores, pintura com cal em troncos de árvores e "meio-fio" do calçamento, entre outros. Os voluntários que são professores e pais de alunos deixam uma importante lição, que pode ser assim resumida: " teoria e prática se somam na ação voluntária". Transposto de forma didática, ou dito de outra forma, poderíamos acrescentar: "que exemplares aulas"!
* Gestor da E.E.B. São José. Doutor pela UFRGS. Participante do grupo de Produção da Proposta Curricular de SC/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário