segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SALA DE TECNOLOGIAS: TURMA 21

TERÇA FEIRA (29/10/2013)

TURMA 21/MATUTINO


O olho humano, como todos sabem, é responsável pela visão. A visão é um dos cinco sentidos que nos permite ter uma percepção do mundo. 

Há diferença na visão dos seres humanos e dos animais. A nossa visão é muito mais complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas nos olhos. Com isso, podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto.

http://olhohumano.wordpress.com/

À partir do tema Anomalias da Visão (miopia, hipermetropia e presbiopia) fazer pesquisa em diversos sites da web e em dupla elaborar trabalho descritivo. Fazer cabeçalho e desenvolvimento e postar hoje, aqui no blog, no campo COMENTÁRIOS.


 

Lithele Eluane Dill
Profª da disciplina

Ilizeu Pires de Camargo
Profº Sala de Tecnologias

14 comentários:

  1. E.E.B. São José
    Nome: Leonardo Christian Sturm
    Ta: 21
    Disciplina: Física
    Doenças
    As doenças dos olhos afetam uma grande parcela da população mundial. Felizmente, com os avanços tecnológicos e da medicina oftalmolófica, hoje é possível prevenir, curar e tratar problemas nos olhos que há alguns anos eram consideradas incuráveis.Algumas doenças oftalmológicas prejudicam a capacidade visual, outras podem até levar a perda total da visão. E grande parte delas podem ser prevenidas através do diagnostico de um oftalmologista experiente.
    Miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. A miopia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o olho é grande ou o cristalino tem uma distância focal curta e quem tem torna-se depende de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração.Para quem tem miopia, os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, conforme a intensidade do problema.A miopia pode ser estacionária ou progressiva e os sintomas mais evidentes são: dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis e muito mais. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.Os tipos de miopia descritos são: miopia congênita, miopia patológica, miopia de índice, miopia noturna, a falsa miopia e miopia instrumental.
    A hipermetropia é um tipo de ametropia e tem origem no globo ocular. Trata-se de um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção dos olhos se encontram num foco atrás da retina e não em cima como deveria ser para um olho normal. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. Isso causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.É possível que o hipermétrope consiga ver de perto ou de longe (até 6m) e nos olhos de muitas crianças e jovens a hipermetropia pode ser compensada com maior facilidade, já que o cristalino em jovens é ainda flexível. Isso ocorre se ele forçar os olhos ao usar o poder de acomodação do cristalino, mudando o formato e aumentando a potência dessa lente intra-ocular em função das distâncias, levando os raios luminosos para o plano focal da retina. Porém, esse esforço resulta em sintomas comuns da hipermetropia, tais como: dor de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão.
    Presbiopia é também conhecida como vista cansada. O problema é evidente, em geral, a partir dos 40 anos, reduz gradualmente a visão para perto e também está relacionado com as necessidades de esforços visuais de cada indivíduo.Os principais sinais da presbiopia são: dificuldade para leitura com maior nitidez e conforto, aproximação de luz para enxergar melhor e necessidade de afastar objetos para poder objetivar uma visão adequada. A presbiopia aumenta progressivamente até atingir um ponto de falência da visão, a qual obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que fica inviável a visualização.

    ResponderExcluir
  2. E.E.B. SÃO JOSÉ
    DISCIPLINA: FÍSICA
    ALUNOS: DOUGLAS P. E RAFAELA
    TURMA: 21


    ANOMALIAS DA VISÃO
    Hipermetropia
    Problema decorrente do fato de o diâmetro do globo ocular ser pequeno demais ou de o sistema de lentes ter pouca refração. Em ambos os casos, os raios luminosos não são desviados o suficiente para que sejam focalizados sobre a retina (teo¬ricamente, a imagem se formaria em um ponto depois da retina). Quando o objeto está longe, a pessoa ainda pode focalizá-lo usando seu poder de acomodação (aumentando a convergência do cristalino). Para objetos próximos é necessário um grande aumento de refração, acima da capacidade de acomodação do olho. Conse-qüentemente, o hipermetrope enxerga mal de perto. A correção da visão é feita com lentes convergentes, que desviam os raios luminosos de maneira que eles se aproximem, isto é, convirjam.
    Presbiopia ("vista cansada")
    Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.
    Na fisiologia normal do olho, para se enxergar de perto, é necessário que o poder refrativo do olho seja aumentado, para que a imagem seja focalizada. A 33 cm, que é a distância normal de leitura, é necessário um aumento de 3 dioptrias para que a imagem seja vista com nitidez. Nós conseguimos fazer isso contraindo pequenos músculos dentro do olho, os músculos ciliares, que modificam o formato do cristalino, aumentando o seu poder dióptrico, processo este chamado de acomodação. A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, causando falta de focalização para as imagens de perto. Este processo é progressivo, e piora com o aumento da idade, mas normalmente se estabiliza ao redor dos 60 anos.
    A correção deste processo é realizada com o uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura. Existem cirurgias experimentais, que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que este volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.
    Miopia
    A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. A miopia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o olho é grande ou o cristalino tem uma distância focal curta e quem tem torna-se depende de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração.
    Para quem tem miopia, os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, conforme a intensidade do problema.
    A miopia pode ser estacionária ou progressiva e os sintomas mais evidentes são: dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis e muito mais. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.

    ResponderExcluir
  3. E.E.B. SÃO JOSÉ
    TA 21
    DICIPLINA: FÍSICA
    ALUNO: DIEGO r E MARCOS m

    ANOMALIAS DA VISÃO

    o olho humano é dividido em 4 partes: Cristalino; Pupila; Retina; Músculos ciliares.O olho pode apresentar anomalias. Algumas delas podem ser corrigidas com lentes de contato, óculos ou cirurgias.

    #Hipermetropia: decorrente do fato de o diâmetro do globo ocular ser pequeno demais ou de o sistema de lentes ter pouca refração. O hipermetrope enxerga mal de perto. A correção da visão é feita com lentes convergentes.

    #Miopia: é causada por um globo ocular muito alongado ou por grande poder de refração do sistema de lentes. O míope passa a ter dificuldade para enxergar de longe. A correção da visão é feita com lentes divergentes.

    #Presbiopia: conhecido popularmente como vista cansada, a capacida­de do cristalino de alterar seu poder de refração tende a diminuir com a idade, à medida que ele perde sua elasticidade. A focalização de objetos próximos fica difícil e pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes.

    #Astigmatismo: É consequência de um formato irregular da córnea ou do cristalino, que desviam os raios luminosos de maneira diferente e a imagem fica fora de foco em algumas direções. A correção é feita com lentes cilíndricas.

    #Glaucoma: Problema em que o humor aquoso se acumula, o que provoca aumento da pressão intraocular, que pode lesionar o nervo óptico. É uma doença que se não for imediatamente diagnosticada e medicada pode levar a cegueira, pela destruição do nervo óptico.

    ResponderExcluir
  4. E.E.B. SÃO JOSÉ
    DISCIPLINA: FÍSICA
    TA: 21
    PROFESSORA: LITHELE ELUANE DILL
    NOME: EDUARDO MÜLLER




    MIOPIA, HIPERMETROPIA E PRESBIOPIA



    Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embasados (desfocados).
    Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos deve convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade . No caso da miopia ponto focal ado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
    • excesso de poder diótrico positivo do cristalino;
    • excesso de curvatura da cômea e, por conseguinte, de seu poder diótrico positivo;
    • excessivo alongamento do globo ocular
    • combinação dos fatores anteriores.

    Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina acontece principalmente porque o olho do hipermetrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a cômea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo a megalocardia, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

    Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.

    ResponderExcluir
  5. Escola de Educação Básica São José
    Nomes: Lucas de Col e Thaciel Jésus Zinn
    Profª: Lithele E. Dill

    Anomalias da Visão

    *Miopia: A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho. Se você tiver miopia, terá problemas para enxergar objetos que estão longe.
    As pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva (refrate) a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina.
    A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico.
    Isso faz com que seja mais difícil para os olhos focar a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens que você vê podem ficar borradas.
    Usar óculos ou lentes de contato pode ajudar a alterar o foco da imagem da luz diretamente para a retina, produzindo uma imagem mais clara.
    A cirurgia mais comum para corrigir a miopia é o LASIK. Um laser excimer é usado para remodelar (achatar) a córnea, alterando o foco.
    *Hipermetropia: A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a imagem só é formada depois da retina.
    Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Quanto mais divergentes forem os raios que incidem no olho, mais atrás se formará a imagem e mais borrada ficará.
    Causas da hipermetropia axial:
    • Eixo do globo ocular mais curto que o normal, causando assim, dificuldades em ver de perto, sendo muito comum em crianças, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, porem é normal o grau de hipermetropia diminuir na adolescência.
    • Aumento do raio de curvatura;
    • Diminuição da curvatura das faces do cristalino;
    Causas da hipermetropia refrativa:
    • Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso;
    • Aumento do índice de refração do vítreo;
    • Falta do cristalino (afacia).
    A pessoa com hipermetropia apresenta os seguintes sintomas:
    • Visão desfocada - dificuldade para ver com nitidez objetos próximo;
    • Fadiga ocular e dores de cabeça - O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
    • Dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.

    *Presbiopia: A presbiopia é uma condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de foco, tornando difícil enxergar objetos de perto.
    No olho jovem, a lente precisa mudar seu comprimento ou formato para focar objetos que estão perto. A capacidade da lente de alterar o formato é chamada de a elasticidade da lente. Esta elasticidade é lentamente perdida com a idade. O resultado é uma diminuição lenta da capacidade do olho para focar objetos próximos.
    As pessoas costumam notar a condição em torno de 45 anos de idade, quando percebem que precisam manter materiais para leitura mais longe, a fim de focar neles. A presbiopia é uma parte natural do processo de envelhecimento e que afeta a todos.
    Não há cura para a presbiopia, mas ela pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, a adição de lente bifocais à uma prescrição de óculos existente é suficiente. Conforme a capacidade de foco para perto piora, a prescrição bifocal precisa ser reforçada.
    As pessoas que não precisam de óculos para visão à distância podem apenas precisar de meio óculos ou óculos de leitura.
    Às vezes a monovisão pode ser produzida através de correção de visão à laser. Há também lentes de contato bifocais que podem corrigir a visão para perto e longe em ambos os olhos.
    Novos procedimentos cirúrgicos também podem fornecer soluções para pessoas que não querem usar óculos ou lentes de contato.

    ResponderExcluir
  6. E.E.B.SÃO JOSÉ
    MATÉRIA: FÍSICA
    PROFESSORA:LITHELE DILL
    NOME: EDIVAN SANTIN
    DATA: 29/10/2013
    TURMA:21



    MIOPIA, HIPERMETROPIA E PRESBIOPIA


    MIOPIA
    A miopia (palavra oriunda do grego, que significa “olhos fechados”).
    Os olhos de indivíduos míopes apresentam acentuada curvatura da córnea ou comprimento do olho além do normal, ou seja, quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico, o que leva à formação da imagem antes da retina, resultando em baixa acuidade visual.
    É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento.As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

    HIPERMETROPIA
    A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a imagem só é formada depois da retina. Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.Hipermetropia pode ser classificada como axial ou refrativa.
    PRESBIOPIA
    Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.
    No olho jovem, a lente precisa mudar seu comprimento ou formato para focar objetos que estão perto. A capacidade da lente de alterar o formato é chamada de a elasticidade da lente. Esta elasticidade é lentamente perdida com a idade. O resultado é uma diminuição lenta da capacidade do olho para focar objetos próximos.
    As pessoas costumam notar a condição em torno de 45 anos de idade, quando percebem que precisam manter materiais para leitura mais longe, a fim de focar neles. A presbiopia é uma parte natural do processo de envelhecimento e que afeta a todos.
    O médico irá realizar um exame de vista geral, incluindo medidas para determinar a prescrição de óculos ou lentes de contato.

    ResponderExcluir
  7. E.E.B SÃO JOSÉ
    TURMA:21
    ALUNO:WESLEY DELAVY
    O OLHO HUMANO
    Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam o homem desde os tempos mais remotos.
    Didaticamente, dividimos o olho humano em:
    Cristalino: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente, do tipo biconvexa.
    Pupila: comporta-se como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.
    Retina: é a parte sensível à luz, onde são projetadas as imagens formadas pelo cristalino e enviadas ao cérebro.
    Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal.
    O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações.
    Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.
    Estudaremos agora essas disfunções do globo ocular e qual o melhor método de correção desses problemas.
    Miopia

    É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular.
    Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.
    Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia.
    O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.
    A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.

    Hipermetropia

    A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.
    A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.
    Astigmatismo

    Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico. A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.
    Presbiopia

    Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.
    Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbiopia também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.
    A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).
    Estrabismo

    Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.

    ResponderExcluir
  8. Eeb são josé
    Douglas L F e Joel R
    Turma 21

    Miopia Sinônimos: Vista curta
    A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.
    Causas as pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva (refrate) a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina.
    A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico.Isso faz com que seja mais difícil para os olhos focar a luz diretamente na retina.
    Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde acórnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.
    O Hipermétrope geralmente tem boa visão ao longe, pois o seu grau, se não for muito elevado, é corrigido pelo aumento do poder dióptrico docristalino, processo designado de acomodação.
    Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade
    A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, causando falta de focalização para as imagens de perto.

    ResponderExcluir
  9. E.E.B.SÃO JOSÉ
    MATÉRIA: FÍSICA
    PROFESSORA:LITHELE DILL
    NOME: EDUARDO AUGUSTO RODRIGUES E DARLEI KUHN
    DATA: 29/10/2013
    TURMA:21

    MIOPIA

    A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.


    Causas: as pessoas que conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva ( refrante ) a luz e aponta para a superfície posterior do olho chamada retina. Ou seja, ocorre quando o comprimento físico do olho é maior que o comprimento óptico.

    Exames: medição da pressão ocular; teste de refração para determinar o grau correto dos óculos; exame de retina; exame da lâmpada de fenda das estruturas frontais do olho; teste de visão de cores; entre outros.

    Sintomas: fadiga ocular e dores de cabeça. Começa a partir do vinte anos.

    Tratamento: usar óculos ou lentes de contato, ou fazer uma cirurgia conhecida como LASIK.


    Prevenção: Não existe nenhuma maneira de prevenir a miopia. Ler e assistir televisão não causam miopia.



    Hipermetropia

    É uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de formar a imagem, em outras palavras a imagem é só formada depois da retina.

    Causas da hipermetropia axial:
    Aumento do raio de curvatura
    Diminuição da curvatura das faces do cristalino.

    Causas da hipermetropia refrativa:
    Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso.
    Aumento do índice de refração do vítreo.
    Falta de cristalino.

    Sintomas: dores de cabeça e fadiga.













    Presbiopia

    É uma condição em que a lente do olho perde sua capacidade de foto tronando difícil de enxergar de perto.

    Sintomas:
    Diminuição da capacidade de foco em objetos próximos.
    Fadiga ocular.
    Dor de cabeça.

    Tratamento: não há cura.

    Prevenção: não existe prevenção comprovada para presbiopia.

    ResponderExcluir
  10. Izaias P, Ezequiel FC.
    Miopia, o que é ?
    -Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina.
    Causas: Prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. As causas apontadas são ambientais e raramente de origem genética.
    Sintomas:Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe.
    Hipermetropia, o que é ?
    -Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.
    Causas: Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal.
    Sintomas:O Hipermétrope geralmente tem boa visão ao longe, pois o seu grau, se não for muito elevado, é corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, processo designado de acomodação.
    Presbiopia, o que é ?
    -Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade.
    Causas : A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os musculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, causando falta de focalização para as imagens de perto.
    Sintomas : dores nos olhos durante a leitura; impossibilidade de focar objetos próximos; ardor no olhos; cansaço.
    Oii liti :))))

    ResponderExcluir
  11. Escola de Educação Básica São José
    Dupla: Lucas F. e Felipe Ta: 21
    Profª: Lithiele Dill Disciplina: Física


    Deficiências visuais

    Hoje em dia, há várias doenças visuais, tais como miopia, hipermetropia e presbiopia. Os métodos de controle ou tratamento das doenças são variadas nos métodos atuais.
    A miopia é uma doença que afeta o foco ocular, sendo assim, o olho perde a capacidade de ver com nitidez os objetos que estão longe, mas capazes de enxergar os que estão pertos.
    A causa do aparecimento, na maioria das vezes é por hereditariedade e sofre um aumento gradativo do grau de miopia durante o crescimento.
    O tratamento da miopia geralmente é por óculos de grau, lentes de contato ou em últimos casos a própria cirurgia.
    Hipermetropia é quando o olho é menor do que o normal. Isso gera uma dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho.
    A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, que diminui com a idade. O tratamento da hipermetropia pode ser corrigido através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.
    A presbiopia é conhecida também como “vista cansada”, pois se manifesta normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.
    O tratamento compõe-se basicamente do uso de óculos ou lentes de contato, que são formas de correção da presbiopia.

    ResponderExcluir
  12. Professora: Litheli Dill
    Alunos: Fernando, Hiago. Turma: 21
    Miopia
    A Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
    No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
    • Excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
    • Excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
    • Excessivo alongamento do globo ocular;
    • Combinação dos fatores anteriores.

    Hipermetropia
    A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a imagem só é formada depois da retina.
    Sintomas da Hipermetropia:
    • Visão desfocada - dificuldade para ver com nitidez objetos próximo;
    • Fadiga ocular e dores de cabeça - O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais frequentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
    • Dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.

    Presbiopia
    A Presbiopia é uma condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de foco, tornando difícil enxergar objetos de perto.
    Sintomas de Presbiopia:

    • Diminuição da capacidade de foco em objetos próximos;
    • Fadiga ocular;
    • Dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  13. E.E.B SÃO JOSE
    DIS: FÍSICA
    TA: 21
    ALUNOS: ALEXANDRE ISOTTON E LUCAS THALHEIMER

    O OLHO HUMANO

    Em linhas gerais o olho humano é semelhante ao dos vertebrados. Ele é coberto por uma camada protetora de tecido conjuntivo fibroso, a esclerótica (o "branco do olho"), que é transparente na parte anterior, formando a córnea. Parte da esclerótica e a superfície interna das pálpebras são revestidas por uma membra¬na, a conjuntiva. Mais internamente se situa a coroide, com vasos sanguíneos e melanina. Esta pode ser vista na parte anterior da coroide, a íris, e é responsável pela cor dos olhos. No centro da íris existe uma abertura, a pupila, pela qual entra a luz. A íris pode se contrair, abrindo ou fechando a pupila e controlando a quantidade de luz que entra no olho.

    ALGUMAS DOENÇAS DO OLHO HUMANO

    Miopia
    Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
    Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos deve convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade. No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
    • Excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
    • Excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
    • Excessivo alongamento do globo ocular;
    • Combinação dos fatores anteriores.

    Causas
    As causas da miopia são ambientais como ler por muito tempo um livro, falta de luz solar entre outras causas.

    Sintomas
    Os sintomas principais da miopia são a má visão longe e aproximar bem perto os objetos.


    HIPERMETROPIA
    A Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a imagem só é formada depois da retina.
    Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Quanto mais divergentes forem os raios que incidem no olho, mais atrás se formará a imagem e mais borrada ficará.
    A hipermetropia tem duas classificações podendo ser axial ou refrativa.



    Sintomas

    • A pessoa com hipermetropia apresenta os seguintes sintomas:
    • Visão desfocada - dificuldade para ver com nitidez objetos próximo;
    • Fadiga ocular e dores de cabeça - O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
    • Dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.

    Causas
    • Eixo do globo ocular mais curto que o normal, causando assim, dificuldades em ver de perto, sendo muito comum em crianças, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, porem é normal o grau de hipermetropia diminuir na adolescência.
    • Aumento do raio de curvatura;
    • Diminuição da curvatura das faces do cristalino;
    • Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso;
    • Aumento do índice de refração do vítreo;
    • Falta do cristalino (afacia).


    PRESBIOPIA
    A presbiopia é uma condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de foco, tornando difícil enxergar objetos de perto.
    No olho jovem, a lente precisa mudar seu comprimento ou formato para focar objetos que estão perto. A capacidade da lente de alterar o formato é chamada de a elasticidade da lente. Esta elasticidade é lentamente perdida com a idade. O resultado é uma diminuição lenta da capacidade do olho para focar objetos próximos.

    Sintomas
    • Diminuição da capacidade de foco em objetos próximos;
    • Fadiga ocular;
    • Dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  14. E.E.B.SÃO JOSÉ
    MATÉRIA: FÍSICA
    PROFESSORA:LITHELE DILL
    NOME: EDUARDO AUGUSTO RODRIGUES E DARLEI KUHN
    DATA: 29/10/2013
    TURMA:21

    MIOPIA

    A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.


    Causas: as pessoas que conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva ( refrante ) a luz e aponta para a superfície posterior do olho chamada retina. Ou seja, ocorre quando o comprimento físico do olho é maior que o comprimento óptico.

    Exames: medição da pressão ocular; teste de refração para determinar o grau correto dos óculos; exame de retina; exame da lâmpada de fenda das estruturas frontais do olho; teste de visão de cores; entre outros.

    Sintomas: fadiga ocular e dores de cabeça. Começa a partir do vinte anos.

    Tratamento: usar óculos ou lentes de contato, ou fazer uma cirurgia conhecida como LASIK.


    Prevenção: Não existe nenhuma maneira de prevenir a miopia. Ler e assistir televisão não causam miopia.



    Hipermetropia

    É uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de formar a imagem, em outras palavras a imagem é só formada depois da retina.

    Causas da hipermetropia axial:
    Aumento do raio de curvatura
    Diminuição da curvatura das faces do cristalino.

    Causas da hipermetropia refrativa:
    Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso.
    Aumento do índice de refração do vítreo.
    Falta de cristalino.

    Sintomas: dores de cabeça e fadiga.













    Presbiopia

    É uma condição em que a lente do olho perde sua capacidade de foto tronando difícil de enxergar de perto.

    Sintomas:
    Diminuição da capacidade de foco em objetos próximos.
    Fadiga ocular.
    Dor de cabeça.

    Tratamento: não há cura.

    Prevenção: não existe prevenção comprovada para presbiopia.

    ResponderExcluir