Chico (Horto Itá SC) e Nestor F. Rambo (Diretor EEB S. José) |
* Confira abaixo as fotos e no final desta postagem o PPP no que se refere a viagem de estudos.
Turmas do 2º ano do ensino médio, diretor, professor e professora no setor casa de forças... ao fundo observa-se os geradores de energia em funcionamento. |
Direita para esq.: guia CDA, Diretor Nestor, Prof Ilizeu, Elereise e Antônio |
Expositores do CDA UH-Itá SC |
Expositores do CDA UH-Itá SC |
Rio Uruguai represado |
Rio Uruguai após represa e comportas dos vertedouros trancadas |
Acesso aos vertedouros por cima da barragem |
Vista da barragem UH-Itá SC |
Geração e envio para distribuição de energia UH-Itá SC |
Liberação d'agua após passar pelas turbinas UH-Itá SC |
PROJETOS DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA EEB SÃO JOSÉ PARA 2013
13.5 - VIAGENS DE ESTUDO
13.5.1 - Laboratório de Piscicultura em São Carlos(SC) e UHI de
Itá ( SC) – 2ª Série do Ensino Médio
Professor
responsável: Nestor
Francisco Rambo
Disciplinas
envolvidas: Geografia,
Estudos Regionais, Biologia, História.
OBS:
Há a possibilidade da
inclusão de mais disciplinas dependendo do interesse dos professores.
Duração do estudo: dois turnos (um dia inteiro).
Época
do estudo: 2º
semestre ( 3º bimestre do ano letivo).
Justificativa:
A pretensão do Estudo de Campo,
visitando o laboratório de Piscicultura em São Carlos-SC e
Usina Hidrelétrica de Itá – SC ,é
oferecer aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio um conjunto de propostas que os
coloquem em contato com espaços,setores e ambientes que são modelos práticos,
portanto, prolongamento de uma visão mais prática dos conteúdos trabalhados em
sala de aula.
O Estudo de Campo visa complementar e
ajudar a construir habilidades e competência s significativas em nosso aluno.
A Viagem de Estudo ou um Estudo de Campo, como
intervenção educativa, constitui um processo de integração, que permite ajudar
melhor os alunos no mundo cultural de seu tempo e de seu espaço. Esta
historicização, da integração cultural,
abrange a construção de competências e habilidades cognitivas e
atitudinais , para que possam ser
sujeitos de construção histórica.
Objetivos:
O trabalho de Campo ( via observação,
revisão e construção de conceitos), tem como objetivo principal, proporcionar ao aluno um conjunto
de situações de experiências que possibilitem:
Ø
Desenvolver
a capacidade do aluno relacionar os fenômenos naturais com os conceitos e leis
apresentadas em aula, livro didático e textos complementares;
Ø
Redescobrir
uma das maneiras mais fáceis de compreender os conteúdos teóricos,
desenvolvendo o raciocínio e o espírito crítico;
Ø
Revisar
os conteúdos básicos em
Meio Ambiente e Energia;
Ø
Conhecer
os principais peixes nativos do rio Uruguai e as técnicas de repovoamento;
Ø
Vivenciar
a técnica de descrição de ambientes e espaços visitados;
Ø
Redescobrir
o meio ambiente como o grande e principal laboratório para o ensino da
geografia;
Ø
Valorizar
e conhecer os laços culturais que unem um povo;
Ø
Incutir
e proporcionar o desafio da necessidade de energias alternativas no mundo
globalizado;
Ø Perceber a necessidade da preservação
ambiental.
Procedimentos:
Nesta proposta de trabalho, alguns
aspectos são cruciais, antes e depois da visita:
Ø
Planejar,
para que a prática não seja o fim da atividade pedagógica, mas o meio pela qual
o aluno aprende “ a aprender “ os conteúdos e temáticas propostas.
Ø
Evitar
que a prática se esgote em si própria, mas que tenha fluxo contínuo de vir e ir
entre ela e a teoria ( sala de aula ).
Ø
Preparar, proporcionar e “ instigar “, conduzindo o
aluno a :
a)
Compreender
e complementar as questões propostas na disciplina;
b)
Observar,
analisar e participar com questionamentos, se necessário, os lugares a serem
visitados;
c)
Fazer
anotações sobre os lugares a serem visitados bem como a análise e a atenção a
serem dados aos “ folders “, cartazes, catálogos, vídeos, palestras,
apresentação e descrição de projetos e informações diversas.
Atividades
sugeridas:
-
Visita
a o laboratório de piscicultura em São Carlos ( SC ) : Palestra, vídeo e visita aos
tanques de experimentação e laboratórios
-
Visita à Itá ( SC ) :
§
CDA
( Centro de Divulgação Ambiental ) Vídeo, palestra, painéis, maquetes, cartazes
e vestígios arqueológicos
§
UHI
(Usina Hidrelétrica de Ita ): conhecendo a pirâmide de represamento e a casa de
força.
§
HF
( Horto Florestal ): conhecendo o Projeto de Reflorestamento da Gerasul que
trabalha com 140 espécies de árvores nativas da nossa região.
§
Trilha
Ecológica;
§
Museu
e Casa da Cultura
§
Marco
Histórico ( Torre da Igreja ), no lago como marco da cidade antiga.
-
Relatório
escrito da visita de estudos a ser entregue em sala de aula ( Com prazo pré
estabelecido.
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