sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Viagem de Estudo 2013

Chico (Horto Itá SC) e Nestor F. Rambo (Diretor EEB S. José)
A exemplo de anos anteriores, a EEB São José da comunidade de Sede Capela na cidade de Itapiranga SC realizou na quarta-feira do dia 16 de outubro viagens com alunos e professores(as).  As visitas foram planejadas e estão previstas no Plano Político Pedagógico (PPP), sendo um dos paços importantes para projetos da Escola. Em Itá SC visitamos a usina hidrelétrica, Centro de Divulgação Ambiental (CDA), pontos turísticos e cultural da cidade. Em Ametista RS, visitamos as minas de pedras preciosas, pontos turísticos e cultural também. E em São Miguel do Oeste, SC estivemos presentes na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).




* Confira abaixo as fotos  e no final desta postagem o PPP no que se refere a viagem de estudos.

Turmas do 2º ano do ensino médio, diretor, professor e professora no setor casa de forças... ao fundo observa-se os geradores de energia em funcionamento.

Direita para esq.: guia CDA, Diretor Nestor, Prof Ilizeu, Elereise e Antônio

Expositores do CDA UH-Itá SC

Expositores do CDA UH-Itá SC

Rio Uruguai represado

Rio Uruguai após represa e comportas dos vertedouros trancadas

Acesso aos vertedouros por cima da barragem

Vista da barragem UH-Itá SC

Geração e envio para distribuição de energia UH-Itá SC

Liberação d'agua após passar pelas turbinas UH-Itá SC









PROJETOS DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA EEB SÃO JOSÉ PARA 2013


13.5 - VIAGENS DE ESTUDO

13.5.1 - Laboratório de Piscicultura em São Carlos(SC) e UHI de Itá ( SC) – 2ª Série do Ensino Médio

Professor responsável: Nestor Francisco Rambo
Disciplinas envolvidas: Geografia, Estudos Regionais, Biologia, História.
OBS: Há a possibilidade da inclusão de mais disciplinas dependendo do interesse dos professores.
 Duração do estudo: dois turnos (um dia inteiro).
Época do estudo: 2º semestre ( 3º bimestre do ano letivo).
 Justificativa:
A pretensão do Estudo de Campo, visitando o laboratório de Piscicultura em São Carlos-SC e Usina Hidrelétrica  de Itá – SC ,é oferecer aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio um conjunto de propostas que os coloquem em contato com espaços,setores e ambientes que são modelos práticos, portanto, prolongamento de uma visão mais prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
O Estudo de Campo visa complementar e ajudar a construir habilidades e competência s significativas em nosso aluno.
 A Viagem de Estudo ou um Estudo de Campo, como intervenção educativa, constitui um processo de integração, que permite ajudar melhor os alunos no mundo cultural de seu tempo e de seu espaço. Esta historicização,  da integração cultural, abrange a construção de competências e habilidades cognitivas e atitudinais  , para que possam ser sujeitos de construção histórica.
Objetivos:
O trabalho de Campo ( via observação, revisão e construção de conceitos), tem como objetivo  principal, proporcionar ao aluno um conjunto de situações de experiências que possibilitem:
Ø  Desenvolver a capacidade do aluno relacionar os fenômenos naturais com os conceitos e leis apresentadas em aula, livro didático e textos complementares;
Ø  Redescobrir uma das maneiras mais fáceis de compreender os conteúdos teóricos, desenvolvendo o raciocínio e o espírito crítico;
Ø  Revisar os conteúdos básicos em Meio Ambiente e Energia;
Ø  Conhecer os principais peixes nativos do rio Uruguai e as técnicas de repovoamento;
Ø  Vivenciar a técnica de descrição de ambientes e espaços visitados;
Ø  Redescobrir o meio ambiente como o grande e principal laboratório para o ensino da geografia;
Ø  Valorizar e conhecer os laços culturais que unem um povo;
Ø  Incutir e proporcionar o desafio da necessidade de energias alternativas no mundo globalizado;
Ø  Perceber a necessidade da preservação ambiental.
Procedimentos:
Nesta proposta de trabalho, alguns aspectos são cruciais, antes e depois da visita:
Ø  Planejar, para que a prática não seja o fim da atividade pedagógica, mas o meio pela qual o aluno aprende “ a aprender “ os conteúdos e temáticas propostas.
Ø  Evitar que a prática se esgote em si própria, mas que tenha fluxo contínuo de vir e ir entre ela e a teoria  ( sala de aula ).
Ø  Preparar,  proporcionar e “ instigar “, conduzindo o aluno a :
a)    Compreender e complementar as questões propostas na disciplina;
b)    Observar, analisar e participar com questionamentos, se necessário, os lugares a serem visitados;
c)    Fazer anotações sobre os lugares a serem visitados bem como a análise e a atenção a serem dados aos “ folders “, cartazes, catálogos, vídeos, palestras, apresentação e descrição de projetos e informações diversas.

Atividades sugeridas:
-       Visita a o laboratório de piscicultura em São Carlos ( SC ) : Palestra, vídeo e visita aos tanques de experimentação e laboratórios
-        Visita à Itá ( SC ) :
§     CDA ( Centro de Divulgação Ambiental ) Vídeo, palestra, painéis, maquetes, cartazes e vestígios arqueológicos
§     UHI (Usina Hidrelétrica de Ita ): conhecendo a pirâmide de represamento e a casa de força.
§     HF ( Horto Florestal ): conhecendo o Projeto de Reflorestamento da Gerasul que trabalha com 140 espécies de árvores nativas da nossa região.
§     Trilha Ecológica;
§     Museu e Casa da Cultura
§     Marco Histórico ( Torre da Igreja ), no lago como marco da cidade antiga.
-       Relatório escrito da visita de estudos a ser entregue em sala de aula ( Com prazo pré estabelecido.











Nenhum comentário:

Postar um comentário